Guia de como ter um cabelo mais saudável

by - setembro 05, 2017

Nesta altura do ano o cabelo fica todo danificado e talvez seja o momento em que mais pessoas se preocupam com isso. Com a praia e o sol o cabelo estraga-se e fica com mau aspecto, é também a altura em que o cabelo cai com mais frequência. Como tal, hoje trago-vos dicas de como ter um cabelo com um aspecto mais saudável.
Estas são as dicas que eu ponho em prática e que resultam comigo, que tenho um cabelo com jeitos e um pouco oleoso, parecem-me ser dicas transversais a todos os tipos de cabelo, mas apenas posso falar pela minha experiência.

1. Alimentação saudável
Esta é para mim a dica mais essencial de todas. Talvez não saibam mas à cerca de dois anos adoptei uma alimentação saudável, no início aquilo que pensava ser saudável não é igual ao conceito que tenho hoje. Mas desde então que notei que o meu cabelo tem um crescimento mais saudável. 
A questão é: se formos saudáveis por dentro isso notar-se-à no nosso aspecto exterior e como consequência o cabelo, pele e unhas terão um aspecto muito mais saudável. 

2. Beber muita água
No decorrer da primeira dica encontra-se esta, beber muita água! Se mantivermos o nosso corpo hidratado também a nossa pele e cabelo vão estar hidratados. Esta é uma dica super importante. Eu bebo cerca de 2 a 3 litros de água por dia. 

3. Aprender a lavar bem o cabelo
Esta é uma dica que meti em prática à pouco tempo. Vi uma miúda a explicar num video como lavava o cabelo. E fez todo o sentido para mim então decidi experimentar e tem resultado bastante. Se calhar todos já conheciam esta dica eu é que nunca tinha prestado atenção suficiente. 
Antes, quando lavava o cabelo tinha por hábito colocar o champo no cabelo todo e lavar. Mas parece que o que se deve fazer é colocar o champo apenas na raiz do cabelo e lavar só a raiz com o champo deixando de fora as pontas do cabelo. Assim, agora eu enxaguo o cabelo, coloco o champo e lavo com as pontas dos dedos (não esfrego com as unhas, faço uma ligeira massagem com os dedos porque ajuda a activar a circulação logo estimula o crescimento do cabelo). Nas pontas só coloco amaciador. 
O que noto desde que comecei a fazer isto é que o cabelo fica mais lavado, mais solto, menos oleoso e as pontas não ficam tão secas. 
Para quem tem o cabelo oleoso acho que esta é uma óptima dica! 

4. Não lavar o cabelo com água quente
Esta é uma dica que tento pôr em prática, mas que acabo por não a cumprir com tanta frequência como deveria. Façam o que eu digo, não façam o que eu faço, ahaha. Eu juro que tento lavar com água mais morna mas eu adoro tomar banho com água a escaldar. é claro que isto é terrível para o cabelo ele estraga-se mais e fica mais oleoso, por isso devemos evitar ao máximo fazê-lo.

5. Não lavar o cabelo todos os dias
Eu lavo o cabelo dia sim dia não. Lavar o cabelo todos os dias faz com que se torne mais oleoso e que fique mais fraco. É tudo uma questão de hábito, se és daquelas que lava o cabelo todos os dias porque acha que o cabelo fica muito oleoso se não o fizer, tenta esta dica. Eu também lavava o meu cabelo todos os dias e actualmente lavo dia sim, dia não. 
No início foi difícil porque o cabelo ficava logo sujo, mas acabou por se habituar e agora aguenta imenso. 
A dica que vos posso dar é para no inicio recorrerem ao champo seco em vez de lavarem o cabelo diariamente. Vão notar a diferença, o cabelo não vai ficar tão agredido nem vai cair tanto e vai começar a deixar de ser tão oleoso.

6. Evitar secadores e alisadores
Talvez o que estrague mais o cabelo seja o uso excessivo de secadores, alisadores e modeladores. As altas temperaturas queimam o cabelo. 
Se colocarem em prática a dica anterior, de não lavar o cabelo todos os dias, também não vão precisar de secar o cabelo todos os dias. Assim já vão reduzir o uso destes utensílios. 
Outra dica é deixarem secar o cabelo ao natural quando não forem sair de casa, por exemplo. 

7. Cortar o cabelo com frequência
Esta é uma grande dica, o cabelo para ter um aspecto saudável não deve ter as pontas secas e espigadas, daí ser tão importante cortar as pontas regularmente. 
Não adianta nada ter um cabelo de Rapunzel se depois temos as pontas todas estragadas, dá um aspecto feio e descuidado. 


Estas são as minhas dicas e as vossas? Quais são? Partilhem comigo para nos ajudarmos umas as outras e digam-se se costumam pôr estas dicas em prática! 

You May Also Like

0 comentários