#receitasfitdaju - bolo mármore saudável

by - novembro 12, 2017

Há muito tempo que não vos trazia uma receita das minhas. Mas chega o Outono e tenho mais vontade de cozinhar, de ficar por casa ao quentinho, de fazer um bolo e comer uma fatia quente enquanto bebo uma caneca de chá. 
A receita de hoje é de um bolo mármore com ingredientes do bem, por isso mais saudável e gluten free. Fica muito saboroso e fofinho, experimentem e digam-me algo, aposto que vão amar!

Já fiz este bolo com duas variantes: com e sem açúcar. Quando faço sem açúcar gosto de lhe chamar pão de batata doce, fica óptimo torrado e barrado com doce sem açúcar, por exemplo. 


Ingredientes:

1 batata doce cozida
4 ovos
1 iogurte natural (uso de soja)
1/4 de chávena de óleo de côco
1 chávena de farinha de aveia
1/2 chávena de polvilho doce
1/2 chávena de farinha de linhaça
1 colher de bicarbonato de sódio 
canela a gosto 
raspa de limão 

opcional: 
açúcar (uso o açúcar de côco)
sementes

Modo de preparação:

Começo por moer a batata doce junto com o óleo de côco. Depois separo as gemas das claras. Bato as claras em castelo e reservo. Bato as gemas junto com a batata doce e óleo de côco (se usar açúcar é neste momento que o junto e bato bem). Depois misturo as farinhas, o iogurte, a canela, a raspa de limão e por fim o bicarbonato de sódio. 

Forro uma forma com papel manteiga/vegetal despejo na forma e vai ao forno pré-aquecido. O tempo depende dos fornos, mas eu deixo ficar cerca de 45 minutos. 

Uma dica deliciosa é juntarem pedaços de chocolate com uma percentagem de cacau superior a 70%. 

Espero que se deliciem tanto quanto eu e se tiverem alguma dúvida perguntem! Bom apetite!

You May Also Like

0 comentários